notícias Kress

07/02/2018

Anvisa aprova vacina mais eficaz contra o HPV


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou recentemente uma vacina mais eficaz contra o vírus HPV, aumentando de quatro para nove a proteção dos subtipos de papilomavírus humano (HPV), associados ao desenvolvimento de cânceres como o de vagina, ânus, vulva e útero. A nova vacina com o imunizante chamado Gardasil 9 é indicada para pessoas de 9 a 26 anos, de ambos os sexos e promete proteger contra os subtipos 31, 33, 45, 52 e 58 além dos subtipos que já existiam na versão anterior da vacina 6, 11, 16 e 18.

O HPV é um vírus transmitido através da relação sexual, portanto, a imunização é indicada antes da vida sexual do indivíduo, pois segundo a estimativa de estudos feitos em Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento e também pelo Ministério da Saúde, metade da população brasileira entre 16 e 25 anos possui HPV. Apesar dessa indicação, pesquisas já revelam também que ela pode trazer benefícios para quem já contraiu o vírus ou já iniciou sua vida sexual.

Cerca de 90%, da maioria dos casos, nosso sistema imunológico consegue vencer o vírus em um período de dois anos, mas mesmo sem os sintomas ele é transmitido e a doença também pode levar anos até se manifestar.

Portanto, o uso de camisinha e principalmente a vacina são muito importantes para prevenção. Como o vírus pode estar presente em mucosas que não são protegidas pelo uso do preservativo, a vacina complementará a proteção.

Fonte.