notícias Kress

15/08/2018

Poluição do ar provocou aumento de casos de diabetes


Um estudo da Faculdade de Medicina de Washington, publicado na revista Lancet Planetary Health, indica que 1 em cada 7 casos de diabetes é causado pelos altos índices de poluição no ar.


“A poluição contribui ao desenvolvimento de 3,2 milhões de novos casos de diabetes no mundo em 2016, o que representa cerca de 14%”, diz os estudo. Os pesquisadores acreditam que a poluição é responsável pela redução na produção de insulina, além de provocar inflamações e impedir o corpo de transformar a glicose do sangue em energia.


A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou que o nível da poluição é 8 vezes maior do que o indicado para termos uma qualidade de vida minimamente saudável.


Inclusive, esta relação entre doença e poluição no ar é perceptível nos números dos países: Índia, Afeganistão e Guiana, por exemplo, não respeitam os limites impostos no que se refere ao volume de poluentes e, em contrapartida, apresentam a maior taxa de diabetes provenientes da poluição. Já países mais conscientizados, como França, Finlândia e Islândia, apresentam menos casos.


Fonte.