notícias Kress

24/01/2018

Vitamina D contra a artrite reumatoide


Uma doença autoimune, a artrite reumatoide, é uma inflamação crônica que geralmente ataca as articulações. Como ela mesma ataca o sistema imunológico do paciente, acaba também reduzindo os níveis de vitamina D, que possui efeitos anti-inflamatórios. Sua suplementação pode ajudar a prevenir a doença e possivelmente, em doses maiores, beneficiar quem já sofre dela, segundo estudo feito pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido. 

Segundo a pesquisa, que analisou o sangue e o fluido das articulações de 15 pacientes com a doença, manter os níveis de vitamina D saudáveis pode ajudar a prevenir doenças inflamatórias como a artrite reumatoide, no entanto, apenas a suplementação para quem já sobre com a doença pode não trazer benefícios, já que as células imunes não são mais suscetíveis a vitamina.

Porém, os pesquisadores afirmam que os resultados com a vitamina D foram inesperados, e que abrem outras pesquisas em relação a dosagens maiores ou até mesmo um novo tipo de tratamento para a artrite reumatoide com base na reação da vitamina.

Fonte.