viva melhor

Dieta low carb: vale a pena?


A dieta se popularizou e é famosa pelo corte brusco dos carboidratos. Criada há 50 anos por Robert Atkins, nesta dieta as pessoas são incentivadas a deixarem de lado o pão do café da manhã, o arroz com feijão no almoço e consumir carboidratos por meio de verduras e legumes.


O que popularizou a dieta foi a perda de peso rápida, porém esse mesmo motivo que leva às pessoas aderirem a técnica preocupa os especialistas da área. Como quase todas as fontes de carboidratos são cortadas durante o período da dieta, ela não pode ser feita por muito tempo e quando as pessoas voltam para sua alimentação normal acabam consumindo muito mais carboidratos do que estavam acostumadas, fazendo então o efeito sanfona.


Para o professor de nutrição Antonio Herbert Lancha Jr da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), o emagrecimento rápido merece atenção. Porque o número que a balança mostra não significa necessariamente uma queima de gordura.


Os especialistas afirmam que o problema não é fazer low carb, e sim fazer a dieta sem acompanhamento de um nutricionista e sem exercícios físicos.


Fonte.