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Lista de alimentos contra a ansiedade


A ansiedade é uma das maiores inimigas da balança, já que as pessoas não conseguem lidar muito bem com as emoções e acabam descontando na alimentação, comendo sem necessidade e ganhando peso, afirma a nutricionista Carolina Oliboni. 

Tudo isso porque quando estamos aflitos, o corpo produz cortisol, hormônio ligado ao estresse que além de estimular o apetite também influencia no crescimento das células de gordura.

Mas existem alguns alimentos que podem amenizar o efeito desses hormônios, atuando na produção de serotonina (responsável pela sensação de bem-estar), que está relacionada com um aminoácido chamado triptofano, e minerais e vitaminas como folato e magnésio. 

A fonte de energia fica por conta dos carboidratos, que por aumentar as taxas de açúcar no sangue (que diminuem nos períodos de agitação e estresse), aumentam a sensação de relaxamento. 

Alguns alimentos que podem ajudar a controlar a ansiedade:

1. Complexo B: as vitaminas do complexo B e o folato estão ligados à produção de serotonina e podem ser encontrados no espinafre, laranja, couve, feijões, cereais integrais, banana, gérmen de trigo e batata.

2. Triptofano: aminoácido que também auxilia na produção de serotonina, na regulação do humor e do sono, pode ser encontrado na carne, leite, peru, peixe, grão de bico, banana, tâmaras secas e amendoins.

3. Magnésio 3: pode agir em parceria com o triptofano na produção de serotonina e sua fonte está nos cereais integrais, sementes de abóbora, nozes e amêndoas.

4. Ômega 3: ajuda o cérebro a funcionar melhor promovendo comunicação entre os neurônios, podemos encontrar em peixes como o atum, a sardinha e o salmão.

5. Cálcio 3: atua na condução dos impulsos nervosos e também ajuda o cérebro a funcionar de uma maneira melhor, sua fonte está nos queijos, iogurtes, leite, gergelim e brócolis.

6. Arginina e lisina: auxiliando de uma maneira geral na produção de aminoácidos como o triptofano, são encontradas nas carnes, nozes, castanhas, leites e derivados.


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