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Três tipos de alimento que ajudam a controlar o apetite


A ingestão de alguns tipos de alimentos promove a sensação de saciedade por mais tempo e ajudam no controle do apetite. Com o crescimento cada vez mais acentuado da obesidade na população brasileira, moderar o apetite sem o uso de medicamentos é uma ótima alternativa para emagrecer de forma mais saudável.

Segue abaixo a lista de três classes de alimentos, formulada com o auxílio de nutricionistas, que combinam saciedade e emagrecimento:

Fibras e Grãos

Legumes, leguminosas, verduras, frutas e grãos como linhaça, gergelim, chia e aveia são cheios de fibras solúveis, que em contato com a água aumentam o volume gástrico aumentando a sensação de saciedade, ajudando a moderar o apetite. Além desses alimentos, folhas como agrião e alface, cereais em geral como o milho amarelo, quinoa, arroz integral, centeio, cevada, painço, milheto, granola, trigo sarraceno, as oleoginosas como castanha, nozes, amêndoas, sementes como a de girassol e frutas secas como a uva passa, damascos e tâmaras também são fontes de fibra e de triptofano, um aminoácido que auxilia na síntese da serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o humor das pessoas. A ingestão desses alimentos ainda ajuda a melhorar as defesas do corpo e como possuem boas concentrações de cromo, selênio, magnésio e vitaminas do complexo B, participam de reações químicas que são vitais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Gorduras e proteínas (insaturadas)

Uma alimentação rica em alimentos proteicos, como o feijão, a ervilha, o grão de bico, a soja, a lentilha e também carnes, laticínios e ovos são fontes de gorduras insaturadas, que retardam a saída do alimento para o intestino, promovendo uma maior e mais prolongada sensação de saciedade após as refeições. Outras fontes de gordura insaturada são as castanhas, o abacate e ainda outras sementes oleaginosas e óleos vegetais, como o azeite de oliva. Essas gorduras encontradas principalmente em vegetais, também auxiliam o organismo a combater o colesterol ruim, os níveis de triglicerídeos e a controlar a pressão arterial.

Alimentos que possuem ação termogênica

Aliar alimentos que ajudam a controlar o apetite a alimentos com ação termogênica, que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, traz ainda mais benefícios ao organismo, pois ajuda o corpo a queimar as células de gordura e transformá-las em energia. Segue abaixo a lista desses alimentos, geralmente encontrados em condimentos, e seus benefícios:

Cúrcuma: Funciona como um antioxidante natural.
Gengibre: Acelera a queima de gordura e ainda tem ação anti-inflamatória, auxiliando nos casos de obesidade.
Pimenta vermelha: Possui a capsaicina, auxiliando nosso cérebro a acelerar a queima de gordura.
Canela: Auxilia na queima de gordura pois atua como um hipoglicemiante natural, nivelando a glicemia.

Portanto, uma alimentação mais balanceada e regular, sem recorrer a dietas restritivas, aliada a uma mastigação correta, são os comportamentos mais indicados pelos nutricionistas para prolongar a saciedade e ajudar a perder peso.

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