viva melhor

Uma lista de como ajudar você com suas listas


Algumas pessoas têm o hábito de fazer lista para suas atividades, seja de compras, trabalho, metas de Ano Novo, enfim... E essa organização pode ser mais benéfica do que imaginamos para a autoestima, performance profissional e mental.Vamos listar sete razões para seguir com elas:


1 – Liberam espaço na mente


Ao colocarmos as tarefas a serem cumpridas em uma lista, conseguimos liberar da nossa mente aquela sensação de esquecimento, já que segundo o neurocientista Daniel Levitin, nós conseguimos equilibrar apenas 4 pensamentos simultâneos e, ao externar no papel os projetos a serem feitos, conseguimos priorizar nosso tempo e nossos pensamentos, desmembrando  em atividades projetos grandes em tarefas menores e mais fáceis de gerir, planejar e priorizar.


2 – Lista também pode ser uma receita de sucesso


Em uma pesquisa realizada pelo psicólogo Jordan Peterson, os estudantes que elaboram listas com metas para o futuro têm um desempenho notavelmente melhor se comparados aos que não têm o hábito de refletir sobre os mesmos. Em sua pesquisa, Peterson afirma que funcionários conseguem aumentar sua produtividade em 10% traçando objetivos. Isso vale também para as metas pessoais a longo prazo, uma vez estruturadas ficam mais fáceis de serem atingidas.


3 – Listas também trazem economia


Elaborar uma lista de tudo o que você precisa antes de ir ao supermercado, por exemplo, ajuda a manter a objetividade e o controle de compras por impulso.

 

4 – Ajudam na autoconfiança


A ONG Mind, que ajuda no combate a doenças mentais, recomenda que para momentos de baixa autoestima, façamos uma lista com 50 coisas que gostamos em nós mesmos, mesmo demorando para montarmos a lista ou solicitando ajuda para fazê-la. Depois de pronta devemos ler um pouco dela a cada dia, para assim compreendermos e valorizarmos nossas qualidades.


Portanto, as vezes que estamos com algum tipo de insatisfação em relação a nossa vida, fazer uma lista de tudo o que já conquistamos, sucessos acadêmicos, profissionais, até as coisas simples, como ajudar um amigo, podem nos ajudar a levantarmos e seguirmos em frente!


5 – Ajudam a diminuirmos os erros e esquecimentos


Os famosos check lists, uma lista de tarefas que não podem ser esquecidas, seja na organização de um evento ou de uma viagem, diminuem as chances de esquecermos de pegar o passaporte antes de irmos para o aeroporto, por exemplo.

 

6 – Nos ajudam a manter o foco


Segundo psicólogos, é possível que estejamos sofrendo do “efeito Zeigarnik” sem saber. Nosso cérebro recorda com mais facilidade das tarefas não cumpridas, o que acaba atrapalhando quando estamos tentando focar em algum projeto novo, por exemplo, pois ficamos lembrando das coisas que deixamos para trás. Fazer uma lista dos objetivos que precisamos cumprir, pode ajudar a limpar a mente e focar nas coisas mais urgentes, dando a sensação de que já lidamos com aquilo que precisamos fazer e que não vamos esquecer depois.

7 – Listas nos ajudam a concluir o que vamos adiando


Todos temos alguns projetos que vamos adiando e empurrando para depois, e a satisfação de concluir as tarefas de uma lista nos ajudam muito a seguir com novos projetos e ambições.

 

Portanto, vamos em frente fazer uma lista de tudo o que planejamos lá no cantinho do cérebro, seja fazer uma geral no guarda roupa ou uma consulta com algum especialista!


Fonte